Você sabe qual a ferramenta que o agente de viagens usa para fazer reservas aéreas, pedir um serviço especial em um voo ou até mesmo cancelar um bilhete emitido?
Se ainda não conhece este sistema, leia esta matéria e saiba mais sobre GDS.
O GDS é um sistema que centraliza um banco de dados de informações de várias empresas do turismo que se conectam por todo o mundo, como se fosse um estoque de fornecedores de viagens.
GDS significa Sistema Global de Distribuição
G – Global
D – Distribuição
S – Sistema
A evolução da distribuição de informações no Turismo veio acompanhada com os avanços tecnológicos, como em todas outras áreas.
Na década de 1970 com o surgimento dos microcomputadores e redes, as cia aéreas puderam desenvolver sistemas computadorizados de reservas.
O primeiro GDS foi desenvolvido pela American Airlines e IBM com o nome de SABRE.
Os terminais foram estendidos aos agentes de viagens para liberar a mão de obra nas companhias aéreas.
Mais tarde, computadores semelhantes foram adotados pela maioria das operadoras, enquanto Sabre se tornou a principal distribuição de informações de voos do mundo.
O GDS gerencia milhões de reservas por dia. Para alcançar esta escala, um GDS se conecta diretamente com a central sistemas de reserva de software de terceiros que gerencia toda a operação.
Existem três GDS principais atualmente:
SABRE que tornou uma empresa independente em 2000
Amadeus, fundada em 1987 por quatro companhias aéreas europeias
Travelport com sede no Reino Unido formada por meio de uma fusão de provedores menores ( Apollo, Worldspan e Galileo).
Além de viagens aéreas, os GDSs oferecem agora suporte de distribuição de quartos de hotéis, viagens de trem, cruzeiros, aluguel de carros e até transferência de aeroporto.
As diferenças entre um GDS e outro são pequenas, normalmente os comandos e layout são diferentes.
Vamos dar uma pincelada em cada um deles nas publicações posteriores okay?
Mas qual a importância para o Agente de Viagens este sistema?
Com o sistema GDS, a agência ganha em autonomia, produtividade e agilidade para atender ao cliente. Assim, não é preciso esperar a resposta da companhia aérea, do hotel ou do consolidador via site ou por telefone para responder a perguntas simples sobre disponibilidade, voos e tarifas.
Com o GDS, sua agência pode fazer a reserva (criar o PNR) e acompanhar o status da viagem do cliente em tempo real.
No GDS você tem visibilidade dos itinerários completos dos seus clientes. Poderá cuidar da requisição de serviços adicionais como refeições especiais, bagagem adicional, marcação de assento e outros detalhes que melhoram o seu atendimento. Tudo isso sem depender da ajuda do consolidador.
O consolidador precisa apenas confirmar a emissão dos bilhetes já reservados por você. Tudo se torna mais simples e rápido!
Em 2015, A IATA introduziu um novo padrão API para companhias aéreas chamado NDC, ou nova capacidade de distribuição. Mas este assunto ficará para outro post tá bem?
Conheça meu canal no YouTube! Assista o vídeo O que é GDS e muitos outros sobre o universo do Agente de Viagem!!
Até mais!
Adorei este assunto!
Os comandos são os mesmos desde que foram criados?
Atenciosamente.
Evandro N.
Sim Evandro!