Você ainda não se adaptou a nova forma de trabalhar em Home Office?
Então darei 5 dicas para trabalhar em casa sem perder o foco.
Sou agente de viagens há mais de 30 anos e hoje vou compartilhar como foi minha adaptação para trabalhar em Home Office.
Como muitos já sabem, abri uma agência de viagens física em 2002 e depois de 17 anos, em 2019 mudei para minha casa.
No nosso caso a montagem do Home Office foi apenas uma questão de adaptação da loja física para o escritório em casa, não saímos do zero, porém algumas medidas foram necessárias.
1 – Investimento em Tecnologia
Tivemos que aumentar a velocidade de nossa internet em casa pois além já do uso pessoal, passamos a ter maior consumo como empresa.
Também instalamos interfone para identificação de nossos clientes e fornecedores, fator importante para manter a segurança da nossa casa e familiares.
2 – Tenha um espaço exclusivo para seu escritório
Criamos um espaço para trabalhar tranquilamente, silencioso, longe de tv ligada ou das conversas dos outros familiares que convivem na mesma casa.
Colocamos portas adicionais nos corredores para isolar a sala nos horários que estou trabalhando, no meu caso ainda recebo clientes e fornecedores pessoalmente quando agendado.
Montamos uma mini copa com café e água separadamente e próximo ao escritório, com isso evita também se distrair pelo caminho até a cozinha e assim, mantenho o foco no trabalho.
3 – Mantenha uma rotina – estipule horários
Mantivemos os mesmos horários da agencia física.
Ter uma rotina com horários estipulados, me ajuda a não trabalhar demais ou ao contrário, posso me distrair com outras atividades da casa e acabar não tendo o rendimento profissional. Isto também educou meus familiares e clientes.
Os familiares no início, vinham me visitar durante o horário comercial no decorrer da semana, para tomar um café por exemplo e algumas vezes se estendiam até o final do dia. Por estar em casa, achavam que não tinha a necessidade de “fechar a loja”. Avisar aos familiares que apesar de estar em sua casa, a visita será bem-vinda ainda aos finais de semana ou feriados.
Já os clientes me ligavam a noite ou aos domingos e gostariam que eu atendesse por estar em casa…foi um pouco complicado, mas todos por fim entenderam minha posição.
Com o tempo, com a nova rotina pude me permitir a ter maior flexibilidade de horário. É possível adaptar melhor a agenda profissional aos compromissos pessoais. O importante é saber dosar suas compensações quando uma agenda interfere na outra.
4 – Vestir adequadamente
Vestir como estivesse indo para o escritório acho muito importante para ativar meu cérebro que apesar de estar na minha casa, não estou no momento de relaxamento. Me ajuda a melhorar minha concentração e também devo estar pronta para atender a qualquer momento um cliente ou fornecedor via vídeo.
5 – Não se isolar do resto do mundo
Uma das desvantagens para muitos é se sentir isolado do mercado do trabalho.
Assim, participo de seminários online de diversos segmentos que tem no meu setor. Cadastra-se nos treinamentos oferecidos pelas operadoras, cias. aéreas e outros setores.
Diariamente, temos vários encontros online e acontecendo muitas vezes no mesmo horário.
Além de se atualizar, também poderá interagir nestes encontros. É uma nova maneira de se relacionar nestes tempos de isolamento devido a pandemia. Talvez alguns voltem a trabalhar em uma empresa novamente, no meu caso, foi uma decisão permanente.
Antigamente as pessoas não tinham acesso as tecnologias que temos hoje, não existia WhatsApp, Instagram e Facebook para se comunicar com os amigos e familiares.
É essencial para manter a nossa saúde mental em dia, assim, se sentir isolado, pare um pouquinho e utilize um destes recursos e ligue para seus amigos ou familiares. Talvez ele também esteja como você.
Se você gostou deste tema e gostaria de saber mais sobre este assunto, não deixe de acompanhar minhas publicações!
Conheça meu canal no YouTube! Assista o vídeo Dicas para trabalhar em Home Office! e muito outros sobre o universo do Agente de Viagem!!
Até mais!